Formação “Como implantar o acompanhamento de ações e resultados” do PADE

No dia 19 de outubro ocorreu a formação temática “Como garantir a execução das ações planejadas e controlar os resultados”, ministrada por Marcelo Simões.

Iniciou-se a formação explicando brevemente sobre os 5 Eixos definidos e que para cada Eixo foi elaborado um plano de ação individual, também foi relatado da evolução das ações do Plano como a instalação da governança nos municípios.

Foi realizada uma breve pesquisa de como os participantes percebem as execuções das ações e mensuração dos resultados sendo realizadas no Eixo de atuação.  

Marcelo apresentou aos participantes motivos para controlar as ações e resultados, tais como manter o engajamento dos atores, identificação de riscos, possíveis alterações de cenários e somente a elaboração do plano por si só não gera resultados, se faz necessário a execução para alcançar os resultados esperados.

Também foi apresentado sugestões de controla da execução das ações, como realizar verificação periódica da execução das ações, bem como a importância da divulgação ampla dos resultados obtidos.

Quando um resultado não é atingido, ou por atraso nas ações, ou por impacto insuficiente das ações, novas abordagens são necessárias. Já quando se alcança o resultado, é importante escolher o caminho de sustentação do resultado – normalmente pela padronização dos novos processos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *