Prefeitura de Ouro Preto entrega certificados aos alunos do Curso de Capacitação de Mão de Obra no Turismo

Com foco na promoção e no desenvolvimento do turismo, a Prefeitura de Ouro Preto entregou na quarta-feira (20), no Salão de Festas do Grande Hotel de Ouro Preto, os certificados para os alunos que concluíram o curso de Capacitação de Mão de Obra no Turismo, uma iniciativa do PADE – Plano de Apoio à Diversificação Econômica. A capacitação, que começou em outubro e foi encerrada nesta semana, foi realizada por professores doutores da Universidade Federal de Ouro Preto na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop).

O curso teve a duração total de 80 horas, distribuídas em 10 semanas, contemplando os seguintes módulos: Módulo 1: Introdução ao Turismo em Ouro Preto; Módulo 2: Atendimento ao Turista; Módulo 3: Guiamento Turístico em Ouro Preto; Módulo 4: Cultura e Artesanato Local; Módulo 5: Gestão de Museus; Módulo 6: Gastronomia Local; Módulo 7: Marketing e Promoção Turística; Módulo 8: Empreendedorismo no Turismo; Módulo 9: Turismo Sustentável e Preservação do Patrimônio e Módulo 10: Desenvolvimento de Habilidades Profissionais.

A Universidade Federal de Ouro Preto foi escolhida como a instituição responsável por ministrar o curso de capacitação. A iniciativa visa beneficiar a população local, empresários e, claro, os turistas que visitam a cidade. A coordenadora do curso, Carolina Lescura, explicou que além das aulas expositivas, o curso incluiu estudos de caso, conteúdos práticos e até visitas técnicas, visando oferecer uma formação completa aos alunos. 

“Hoje é um dia de muita satisfação, para nós, professores da Universidade Federal de Ouro Preto. Um momento para a gente agradecer os atores estratégicos que estiveram envolvidos nesse processo. É um curso fundamental para a formação desses alunos, que trabalham com turismo aqui na cidade. Então, é um momento muito feliz, a gente vê a turma concluindo e a gente está, de alguma maneira, contribuindo para um turismo mais profissional e responsável para a cidade de Ouro Preto”, disse Carolina Lescura.

Roberto Adair da Silva, trabalha com turismo há 45 anos e relatou sua experiência ao participar do curso:

“Tive uma experiência única nesse curso, uma coisa ímpar. A tamanha capacidade dos professores, a variedade das matérias me chamaram a atenção. O curso foi memorável e a tendência daqui pra frente é aproveitar isso, não só eu, como meus colegas. Atuar com o que nós aprendemos no curso”.

Ao comentar sobre a importância do curso, Roberto também mencionou os aprendizados sobre o turismo no distrito de São Bartolomeu. 

“Eu não conhecia a potência de São Bartolomeu. É um distrto que tem uma área vasta para visitação; com cachoeiras, o Rio das Velhas, passeios ecológicos e doces caseiros. Cabe a nós saber explorar o que há de melhor nos distritos.”

O professor e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), Jorge Adílio, comentou sobre o primeiro curso promovido pela entidade:

“Foi uma turma bacana, 35 pessoas se inscreveram e 27 estão se formando hoje. Temos um outro curso que faz parte do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), que é o curso técnico em administração, com ênfase em empreendedorismo. Mas esse curso hoje, que está sendo concluído aqui, é o primeiro totalmente financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FUNDES). Além disso, hoje nós temos 21 projetos classificados e dentro do limite dos 600 mil reais e cinco projetos que estão habilitados hoje para apresentar o plano de trabalho.”

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, ressaltou que a capacitação da mão de obra é a primeira proposta do eixo de turismo da política pública de diversificação econômica do município. “Minas Gerais tem sido um dos estados que mais cresce em número de turistas nos últimos anos e que o turismo em Ouro Preto desempenha um papel fundamental nesse cenário, tornando-se um destino turístico de destaque no estado. Portanto, a capacitação da mão de obra é essencial para atender às demandas crescentes desse setor e elevar a qualidade dos serviços oferecidos”, destacou.

 Ainda sobre o encerramento do curso de capacitação de profissionais para o turismo em Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo relatou;

“Esse curso é muito importante, pois é feito com professores, doutores da UFOP para qualificar e capacitar os nossos profissionais que atuam no campo do turismo. O turismo se expande cada vez mais e traz oportunidades, mas é preciso haver capacitação com qualidade nos projetos e na ação. E estamos conseguindo isso através da parceria da prefeitura de Ouro Preto com a UFOP, a ADOP, a ACEOP e o Sebrae.”

O curso é uma ação do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), e tem a governança em rede do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *