Indicadores e Metas são tema da 3º Formação do PADE

No dia 30 de junho, o PADE – Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto realizou a terceira formação temática sobre “Indicadores e Metas”. O objetivo foi tratar sobre a importância dos indicadores para acompanhar o crescimento de ações e atividades, aliado às metas.

A formação foi conduzida pelo diretor de operações da Plan, Marcelo Simões, que deu início perguntando aos participantes, se eles acreditam que o PADE já tem os indicadores necessários para mensurar o sucesso do eixo. Os presentes responderam que não, mas que acreditam que é possível definir metas para os indicadores que já foram identificados.

Marcelo destacou que os indicadores são como guias utilizados para analisar o desempenho de uma ação, permitindo um olhar abrangente, técnico, comparativo e que servem para aperfeiçoar os resultados desejados. Durante a execução de uma ação, os indicadores vão se relacionar numa lógica de causa e efeito, de forma que seja possível prever esses resultados.

Alinhado com os indicadores, está a meta que representa o objetivo final, o que se deseja alcançar dentro do prazo estipulado. Dentro de um plano de ação, a meta será baseada em um processo analítico a partir de comparações, verificação de lacunas e o que pode ser realizado para preencher essa lacuna.

Dentro do PADE, os indicadores e as metas vão ser a métrica se está ocorrendo a diversificação econômica que se espera. Um ponto destacado é que os indicadores não precisam ter 100% de precisão, mas que é preciso saber os caminhos para mensurar o que deseja.

Durante o encontro de Formação, os participantes se reunirão por eixo para definir metas a partir dos indicadores de cada eixo, identificando o objetivo, valor e prazo da meta. Após, um representante de cada grupo apresentou o que foi discutido. No Eixo Empreendedorismo a meta é aumentar o número de empreendedores formais em Mariana e Ouro Preto, em 30% até 2025. Determinaram que o marco zero será a data de 30/06/2022 que tem o indicador de 449 negócios que foram abertos em 2021, em Mariana e 646 negócios abertos em 2021, em Ouro Preto.

Já no Eixo Turismo de Mariana, o representante sinalizou que o indicador atual precisa ser atualizado, que se refere aos postos de trabalho da área, devido a particularidade do território por ter mineradoras na região e os seus trabalhadores estão alocados nos hotéis da cidade, o que não configura como turistas. A meta definida para o eixo foi de aumentar em 50% os trabalhadores ligados à atividade turística, com destaque para o turismo rural, em um prazo de 4 anos (marco zero 30/06/2022).

O Eixo Turismo de Ouro Preto também sinalizou que o indicador está desatualizado e o grupo chegou à conclusão que é possível aumentar em 50% a mão de obra, no período de 2 anos. O objetivo da meta é aumentar a procura do destino “Ouro Preto”no período de baixa temporada.

No Eixo Tecnologia e Inovação, tanto de Mariana quanto Ouro Preto, o representante pesquisou o IDAH das duas cidades para definir a meta e a estratégia que será usada. Foi escolhido que a meta será a parceria público – privado como forma de aumentar o número de jovens formados na área. Em relação ao prazo e o número que vai guiar o aumento do indicador, o grupo ficou de discutir pós encontro.

E no Eixo Agropecuária a meta é dobrar para 1,4% o PIB municipal do setor em um prazo de dois anos e meio. O grupo destacou que um dos desafios é a formalização, capacitação e aumento de mercado dos produtores da área rural.

Como desdobramento do PADE, o levantamento das metas realizadas pelos grupos irá integrar o Plano de Ação atual e realizado o acompanhamento, junto a cada eixo, das ações de execução para atingir o resultado esperado.

Os encontros de Formação do Plano servem para integrar os territórios de Mariana e Ouro Preto e discutir pontos que vão agregar na sustentabilidade do projeto, contribuindo para a autonomia das Instâncias de Governança durante a execução das atividades.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *