Pade entrega certificados do Curso de Mão de Obra do Turismo em Cachoeira do Campo

Na última sexta-feira, 22 de agosto, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo recebeu a cerimônia de conclusão do Curso de Mão de Obra do Turismo, promovido pelo Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE). A iniciativa formou participantes de oito distritos: Rodrigo Silva, Amarantina, Cachoeira do Campo, São Bartolomeu, Glaura, Santo Antônio do Leite, Engenheiro Correia e Miguel Burnier, que concluíram a capacitação ministrada por professores doutores do departamento de turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Durante a solenidade, a vice-prefeita Regina Braga destacou a importância da iniciativa para Ouro Preto: “Quero parabenizar o secretário Felipe Guerra e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, que têm trazido iniciativas tão relevantes para o nosso município, especialmente em uma área tão forte para Ouro Preto, que é o turismo”.

A formação, composta por quatro módulos, abordou temas fundamentais como introdução ao turismo, roteirização, comercialização e marketing, elaboração de projetos e associativismo, com o objetivo de preparar profissionais para fortalecer o setor turístico e a economia criativa da região.

Carolina Lescura, coordenadora do curso, ressaltou o impacto da capacitação para os distritos e para os próprios professores envolvidos: “Essa edição contemplou os distritos, nós trabalhamos quatro módulos com professores doutores, voltados para introdução ao turismo, roteirização em marketing, elaboração de projetos e associativismo. Foi um grande aprendizado, não só para os alunos, mas também para nós, professores, que pudemos conhecer melhor a realidade desses distritos e contribuir para a formação de quem deseja atuar na área”, explicou.

Representando o PADE, Bruno Ulhoa reforçou a escolha de priorizar os distritos nesta edição.
 “Na primeira edição o curso foi realizado na sede, mas desta vez priorizamos os distritos, realizando a capacitação aqui em Cachoeira do Campo. Essa decisão foi pactuada no Conselho de Desenvolvimento Econômico e executada pelo PADE, que atua em seis eixos prioritários para o fomento da economia local, em uma governança tripartite composta pela Prefeitura de Ouro Preto, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e a ADOP”, destacou o coordenador do PADE.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, destacou que a diversificação econômica de Ouro Preto já apresenta resultados concretos. Ele explicou que a criação de uma governança em rede e de um fundo de desenvolvimento econômico permitiu ampliar a participação coletiva e implementar políticas inovadoras, como a de economia criativa. Segundo o secretário, a cidade alcançou o recorde histórico de 22 mil empregos formais e deixou de depender exclusivamente da mineração, passando a contar com mais recursos próprios. “Ouro Preto se tornou referência em Minas Gerais, sendo convidada a apresentar seu modelo de desenvolvimento em fóruns estaduais como exemplo de gestão participativa”, afirmou.

A entrega dos certificados representou não apenas o encerramento de um ciclo de aprendizado, mas também um marco para o fortalecimento do turismo nos distritos de Ouro Preto, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico e sustentável para a região.

Esta iniciativa conta com a governança em rede do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES), da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto e integra o Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto. A colaboração dessas entidades reforça o compromisso em impulsionar o desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento do setor turístico.

Histórias que inspiram no Curso de Mão de Obra do Turismo

Com atividades como aulas expositivas, estudos de caso, visitas técnicas e exercícios práticos, o projeto qualificou trabalhadores de diferentes áreas ligadas ao turismo, incluindo guias, artesãos, profissionais de bares, hotéis, museus, eventos e empreendedores. “Me senti lisonjeada em participar. Conheci pessoas maravilhosas e acredito que cursos como esse fomentam o turismo não só em nosso distrito, mas em todo o município”, compartilhou a aluna de Cachoeira do Campo, Ângela Maria Pereira.

Já Patrícia Rampazzo, residente em Santo Antônio do Leite, que atua no setor de hospedagem e já trabalhou com ateliê de arte, ressaltou a qualidade do conteúdo. “Os professores são muito competentes. Esse curso foi essencial para que a gente continue se aprimorando e esteja preparado para receber os turistas”, pontuou.

A artesã Rosângela Ferreira, produtora de quitandas e bonecas artesanais, também celebrou a iniciativa. “O curso me mostrou como o turismo é abrangente. Aprendi muito e percebi que estamos mais preparados para atender bem quem nos visita. Gostaria muito que tivesse uma segunda etapa, porque ainda temos muito a aprofundar”, esclareceu. Essa foi a terceira edição do curso em 2025, ao todo, mais de 70 participantes receberam o certificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *