PADE é uma sigla referente a Plano de Apoio a Diversificação Econômica que pretende estruturar um plano estratégico para novas fontes de recurso para o município além da mineração.
O PADE tem como objetivo identificar as potencialidades do território e propor um sistema de gestão e decisão local que viabilize alternativas de desenvolvimento econômico para o munícipio e região, tendo como premissa a articulação e a contribuição de todas as partes interessadas.
O PADE pretende a formação de uma governança de três partes, sendo assim, podem participar representantes do poder público, entidades representativas do setor produtivo e organizações da sociedade civil diretamente interessadas na diversificação econômica da cidade.
O Plano de Apoio a Diversificação Econômica foi construído a partir de pesquisas, entrevistas, escuta ativa das partes interessadas e pretende se manter em construção continua a partir das contribuições do atores engajados no projeto.
O PADE não é um plano unilateral que pretende beneficiar ou privilegiar um grupo específico.
Além disso, não é a proposta deste plano sobrepor as ações já existente no território, mas, sim, somar forças. O PADE não tem caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos.