Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto será inaugurada

A Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto está em processo de finalização do espaço e será inaugurada dia 22 de junho, uma grande vitória para o desenvolvimento econômico da cidade. No dia 6 de junho, a equipe do projeto se reuniu para alinhar os detalhes finais para que a Sala esteja funcionando em breve.

Esse projeto, que é uma ação conjunto das Secretarias de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, possui um termo de cooperação técnica entre Jucemg, Sebrae e Prefeitura de Ouro Preto, além de outro acordo, também de cooperação técnica, mas de operacionalização com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, entende essa iniciativa como mais um passo para fomentar a diversificação econômica de Ouro Preto. “Sabemos dos nossos gargalos e a Sala Mineira é uma ação importantíssima, era um pedido antigo do empresariado do Município, é uma das demandas do PADE e agora é realidade. Temos trabalhado em iniciativas pontuais para que Ouro Preto cresça, se desenvolva economicamente e que nossos empreendedores tenham um local específico para fomentar seus negócios”.

O coordenador da Sala Mineira, Naiti Weslei, fala sobre alguns serviços que estarão disponíveis. “Elaboração da FAS-MEI no final do ano, dar todo suporte para que seja preenchido e entregue no prazo hábil, pois existem empreendedores que não sabem dessa declaração ou não sabem como fazê-la”. Ele ainda reforça a principal ação da Sala. “A expectativa é que a gente consiga dar viabilidade do negócio, ou seja, antes do empreendimento ser aberto, dar consultoria e um atendimento especializado para mostrar se o negócio é viável e quais condições são favoráveis. Orientar se é interessante a sua abertura naquele momento ou não, além de auxiliar a formalização, capacitação de mão de obra local e de como manter o negócio de pé”.

Vandeir Assis, Gestor da ADOP, ressalta a importância das parcerias e pontua que a Sala Mineira do Empreendedor de Ouro Preto vai gerar benefícios a todos os envolvidos na regulação, promoção e desenvolvimento de atividades empresariais, incluindo os Micro Empreendedores Individuais (MEIs). “Almejamos o real aumento da arrecadação, a facilitação e aceleração, e a eficiência na abertura de empresas no Município e além de otimização de recursos. O cidadão empreendedor receberá serviços além das normas burocráticas, ele poderá formalizar-se dirigindo apenas a um local, em vez de ir a vários órgãos públicos e outras instituições. O empreendedor terá acesso à informação, conhecimento gerencial e administrativo para seu empreendimento, melhorando as condições de competitividade das empresas locais no mercado”.

Valmir Maximiano, empresário da cidade, diz estar muito feliz com a iniciativa e acredita que em um espaço muito curto de tempo, Ouro Preto estará bem organizado. “Demos um start para facilitar essa comunicação e viabilizar a chegada em todas as pontas, para termos as resoluções que a cidade precisa para avançar com o desenvolvimento econômico. A Sala Mineira vem para concentrar e ser um canal de distribuição para todos os setores ouro-pretano, mineráreis, comércio ou indústria”.

Aristides Araújo, analista do Sebrae, reforça a parceria da instituição com o projeto. “Faremos o processo de capacitação, orientação não só para quem é empreendedor, mas para as equipes que trabalharão dentro desse espaço. A Prefeitura tem um papel importante de revisão dos seus processos internos e daremos orientação nessa reconstrução dos fluxos operacionais, para que a sala possa, efetivamente, possibilitar a viabilização de novos empreendimentos no Município e uma assessoria que favoreça o crescimento das que já estão instaladas na cidade”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *