Curso de capacitação para o turismo inicia suas aulas em Ouro Preto

Na última terça-feira, dia 10 de outubro, foi marcado pelo início das aulas do Curso de Capacitação de Mão de Obra no Turismo em Ouro Preto, uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), por meio da parceria entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, enfatizou a relevância desse programa de capacitação. Ele ressaltou que a capacitação da mão de obra é a primeira proposta do eixo de turismo do Plano de Apoio à Diversificação Econômica do município.

O curso será ministrado por professores doutores da Universidade Federal de Ouro Preto e acontecerá na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) com gestão da ADOP. A iniciativa foi deliberada pelo CONDES, indicando a importância de investir na capacitação da mão de obra para impulsionar o turismo na região. A iniciativa visa beneficiar a população local, empresários e, claro, os turistas que visitam a cidade.

“Escolhemos o curso de turismo da Universidade Federal de Ouro Preto para capacitar os ouro-pretanos. Vários professores doutores da Universidade Federal irão iniciar esse curso, preparando muitos e muitas ouropretanos e ouropretanas para exercerem funções de qualidade em nossa cadeia do Turismo”, disse Felipe Guerra.

A coordenadora do curso, Professora Dra. Carolina Lescura, compartilhou informações sobre a estrutura e conteúdo do programa de capacitação. Serão 35 participantes, divididos em 10 módulos, cada um com 8 horas de duração, abordando diversos aspectos relacionados ao turismo. As aulas acontecerão às segundas e terças-feiras, das 18h às 22h, proporcionando flexibilidade para os participantes. Além das aulas expositivas, o curso incluirá estudos de caso, conteúdos práticos e até visitas técnicas, visando oferecer uma formação completa aos alunos.

“Aqueles que têm a intenção de trabalhar com turismo, tenho certeza de que esta será uma ótima oportunidade e um curso muito benéfico para a nossa cidade, visando a qualificação da mão de obra local de Ouro Preto”, disse Carolina Lescura.

O guia Antônio Oliveira está animado e com muita expectativa boa com o curso. Por sua vez, a empresária Luciana Capute explica que não tem formação na área do turismo, mas lida com turistas em sua empresa. “Busquei referência internacionais, participante da Espanha, a qual estava a frente dos estudos do que a Internet poderia causar de mudança de comportamento e pensamento na sociedade mundial. Tendo em vista os inúmeros benefícios, podemos ‘turistar’ sem sair de casa, mas não podemos experimentar sem sair de casa. Acredito eu, uma das grandes modalidades do turismo, vivenciar e não só visitar”, ressalta Luciana.

Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto

O Programa de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) faz parte da política pública do município, a partir da Lei Municipal n° 1.338 de 5 de abril de 2023 com uma governança em rede, que participam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES-OP), a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

O Núcleo PADE da ADOP foi criado a partir da parceria da Agência com a prefeitura, com a missão de se viabilizar e dar agilidade às ações priorizadas e aprovadas pelo CONDES-OP, que conta com Câmaras Temáticas por eixo, sendo: Agropecuária; Aproveitamento de Rejeitos; Empreendedorismo; Turismo; Inovação e Tecnologia. O Núcleo PADE/ADOP é a instância de execução e gestão do Plano de Apoio a Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), possuindo uma equipe técnica própria, exclusiva e dedicada a dar apoio, na articulação, elaboração, captação, execução e gestão de projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *