Prefeitura e ADOP levam para Santa Rita de Ouro Preto diversos serviços para empreendedores; distrito recebeu também ponto de internet gratuita

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP)  realizaram nesta quarta-feira (17) mais uma Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante, desta vez no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, essa é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE). Os moradores foram beneficiados com diversas ações no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, como orientações sobre a abertura de empresas, regularização de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo Sebrae.

O Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, reforça que Santa Rita é o quinto distrito a ser atendido pela Sala do Empreendedor de Ouro Preto que percorre diversas comunidades aproximando os serviços públicos do cidadão. “Santa Rita é um dos distritos que são pólos de desenvolvimento que nós observamos como os mais significativos e produtivos do nosso princípio. Santa Rita tem a tradição da pedra sabão e tem a tradição do eucalipto, ou seja, um distrito que tem uma atividade econômica muito intensa e uma boa qualidade de vida. Para o setor econômico desenvolver, ele tem que desenvolver também o social. Esse é o erro das pessoas que não têm visão social. Acumular riqueza para não se deixar a imensa maioria do país na pobreza. Isso não é desenvolvimento e sim acumulação de riqueza, concentração de riqueza, mas não é desenvolvimento”, ressalta o prefeito de Ouro Preto.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, também avalia de forma positiva a primeira Sala do Empreendedor itinerante de 2024. “Mais uma entrega realizada com muita satisfação, por dar todo o suporte para o empreendedor e seguimos trabalhando de maneira articulada e conjunta para termos desenvolvimento econômico e também um desenvolvimento social da nossa população”, afirma Felipe. Uma das novidades que acompanham essa iniciativa é a instalação de um ponto de internet gratuita na Casa Paroquial do distrito, visando facilitar o acesso à informação e recursos online para os moradores e potenciais empreendedores da região. “Por onde a Sala do Empreendedor passa, ela está deixando o legado de um ponto de internet popular e gratuito, extremamente necessário e cumprindo o plano de governo do prefeito Angelo e da Regina, de uma política pública de diversificação econômica do nosso município”, disse Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Kennyel Franco, gestor da Sala do Empreendedor Itinerante explica que a iniciativa teve início em 2023. “Trouxemos ao distrito toda nossa rede de atendimentos capacitada para prestação de regularização e formalização de MEIs, para consultoria com apoio do Sebrae, também inscrição em cursos complementares que ajudam o empreendedor. Em 2024, vamos finalizar os doze  distritos de Ouro Preto, levando os nossos serviços, levando capacitação e o fomento ao empreendedorismo. Essa ação é executada pelo Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), onde reforçamos o nosso compromisso por uma diversificação econômica, trazendo eles para dentro e possibilitando que possam crescer e executar suas atividades da maneira mais capaz possível”, explica.

Luiz Paulo Nascimento, analista técnico do Sebrae, afirma que eles levam para os empreendedores locais dos distritos a oportunidade deles conhecerem um pouco mais o serviço do Sebrae. “Eles podem buscar orientação, buscar capacitação para os seus pequenos negócios. Então, para nós o Sebrae é muito importante estarmos presentes nesta iniciativa porque fortalece o papel nosso e da prefeitura em dar apoio aos empreendedores dos pequenos distritos”, avalia.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco e parceria da Jucemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais.

Sala do Empreendedor de Ouro Preto

A Sala Mineira do Empreendedor trabalha para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. Com atendimento personalizado, é possível formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor. Na sede de Ouro Preto, o espaço fixo da Sala do Empreendedor está localizado na Rua do Pilar, no 93a.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *