CONDES discute ações do PADE em sua primeira reunião de 2024

A primeira reunião de 2024 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES) foi realizada nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro. A pauta da reunião incluiu a discussão da revisão do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE).

Entre o destaques apresentados, estão:

  • A Sala do Empreendedor tramitou 225 protocolos até o dia 22/11/2023 e atualmente não se encontram atualmente protocolos em aberto, tendo sido atendidas todas as solicitações realiadas em 2023. 
  • Importante ressaltar que 62,9% das inscrições municipais são referentes a MEI, o que releva a importância da Sala do Empreendedor, inclusive a itinerante nos distritos.
  • Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante atendeu cinco distritos com diversos serviços, inclusive com instalação de um ponto de internet gratuita.
  • Inauguração do Hub de Inovação Francisca Mina está prevista para o dia 15 de maio de 2024, dentro das instalações do IFMG – Campus Ouro Preto, estabelecendo o espaço como ambiente promotor da inovação no município, expandindo o ecossistema de inovação da cidade e diversificando a economia local através da profissionalização da mão de obra para as indústrias criativas e incentivo ao surgimento de empresas de base tecnológicas.
  • O Hub tem como objetivos a realização de meetups, workshops, hackathon, sementeira e um programa municipal de atração e aceleração de startups.
  • O Curso de Capacitação de Mão de Obra para o Turismo formou 27 alunos e teve a duração total de 80 horas, distribuídas em 10 semanas, contemplando os seguintes módulos: Módulo 1: Introdução ao Turismo em Ouro Preto; Módulo 2: Atendimento ao Turista; Módulo 3: Guiamento Turístico em Ouro Preto; Módulo 4: Cultura e Artesanato Local; Módulo 5: Gestão de Museus; Módulo 6: Gastronomia Local; Módulo 7: Marketing e Promoção Turística; Módulo 8: Empreendedorismo no Turismo; Módulo 9: Turismo Sustentável e Preservação do Patrimônio e Módulo 10: Desenvolvimento de Habilidades Profissionais.

O CONDES é fundamental para promover o desenvolvimento econômico e sustentável em Ouro Preto. As reuniões são oportunidades cruciais para discussões e decisões que moldam o futuro da cidade. As reuniões ocorrerão todas as quartas-feiras do mês, às 9h30, na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP).

Confira o Calendário de Reuniões de 2024:

24 de janeiro
28 de fevereiro
27 de março
24 de abril
22 de maio
26 de junho
24 de julho
28 de agosto
25 de setembro
23 de outubro
27 de novembro
18 de dezembro

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) tem governança em rede entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *