PADE promove ação da Sala do Empreendedor em Cachoeira do Campo

Na última quarta-feira (22), a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, em parceria com o Sebrae Minas, levou a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante ao distrito de Cachoeira do Campo, com o objetivo de esclarecer dúvidas dos microempreendedores individuais e para quem deseja abrir ou regularizar o seu negócio.

O Prefeito Angelo Oswaldo ressalta que a prefeitura vai ao cidadão e a cidadã com diversos serviços, na construção do desenvolvimento social e econômico de Ouro Preto. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem desenvolvido um plano singular e exemplar no sentido de levar a cada um dos 12 distritos de Ouro Preto a Sala do Empreendedor. E, com isso, nós temos aumentado ainda mais o empreendedorismo no município de Ouro Preto. E essa é a vocação de Cachoeira do Campo, que está no centro do nosso município e é um distrito pujante, que é um verdadeiro polo socioeconômico, por isso a importância de termos aqui, não só neste dia a sala do empreendedor, mas também o lançamento da internet gratuita para todos aqueles que passarem pelo terminal rodoviário de Cachoeira do Campo.”

Este é o terceiro distrito a receber a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante, somado a Antônio Pereira e Lavras Novas. “A sala do empreendedor itinerante é uma maneira da prefeitura levar os serviços da sala do empreendedor para os distritos, integrar mais a cidade, os trabalhos de abertura de empresa, simplificação, desburocratização e consultoria de negócios”, ressalta Samuel Sabino, secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

De acordo com Kennyel Franco, gestor da Sala do Empreendedor de Ouro Preto, o objetivo é simplificar o ambiente de negócios possibilitando ao microempresário e ao empresário de pequeno porte a possibilidade de sua regularização, além do acesso às capacitações que são oferecidas pelo Sebrae. A cachoeirense Maria Raimunda foi uma das atendidas e explica que fechou o seu restaurante em 2015 e não regularizou. “Eu tinha que ir até Ouro Preto pra resolver, mas já foi tudo resolvido hoje mesmo aqui na Sala Itinerante. Foi muito bom que aqui tá resolvendo muitas coisas. Foi muito bom ter vindo pra cá, que a vida a gente tinha em Ouro Preto pra resolver. Então foi ótimo”, explica.

Jorge Adílio, presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES), afirma que a Sala em Cachoeira do Campo é uma das ações que estão no Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE). “É uma ação que foi aprovada pelo Conselho e é a ADOP que está realizando. Eu costumo dizer o seguinte, Ouro Preto é um limão para administrar, mas pode ser uma limonada pela capacidade, pelo tamanho do município, pela diversidade que a gente tem. E a gente tem procurado, dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, procurar diversificar a economia e com isso gerar emprego”, explica. O coordenador do Núcleo PADE, Bruno Ulhoa, destaca que a importância da sala em Cachoeira do Campo é trazer todos os serviços da sede, para captar mais empresários, formalizar e regularizar empresas.

Vantuir Silva, vereador de Ouro Preto, ressaltou que a instalação da internet no Terminal foi sua indicação, pois esse espaço tem um volume grande de pessoas e vários serviços que atendem Cachoeira e região. “Ser empresário não é fácil e ter esse apoio da Secretaria, da Adop e dos parceiros, é muito importante. Que não pare por aqui, que tenha continuidade”.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto trabalha para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. Com atendimento personalizado, é possível formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor. Em Ouro Preto, o espaço fixo da Sala do Empreendedor está localizado na Rua do Pilar, no 93a.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança em rede entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, em parceria com Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Governo de Minas, com apoio da Samarco Mineração.

INTERNET GRATUITA EM CACHOEIRA DO CAMPO

Uma das novidades desta iniciativa é a instalação de um ponto de internet no Centro Administrativo de Cachoeira do Campo, gratuito e aberto para toda população. O prefeito Angelo Oswaldo explica que uma das dificuldades maiores que as pessoas encontram hoje é a questão do acesso à internet em um município tão grande e montanhoso como Ouro Preto. “Nós estamos instalando nos distritos internet gratuita em locais estratégicos. Em Cachoeira do Campo foi no terminal rodoviário, porque milhares de pessoas que passam por este terminal terão acesso gratuito à internet. E, com isso, mais conectividade, mais desenvolvimento, mais avanço para Cachoeira do Campo no sentido de um futuro melhor para todos”, destaca Angelo.

Samuel Sabino ressalta que é um legado o ponto de internet gratuito em cada distrito. “Uma internet de qualidade, de boa velocidade, com uma boa área de alcance, inclusive aqueles que não têm fibra óptica, que vão receber internet via satélite para manter a equidade entre todos e é um projeto do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE)”, finaliza Samuel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *