Sala do Empreendedor Itinerante chega a Antônio Pereira com internet gratuita

No próximo dia 31, terça-feira, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, levará até o distrito de Antônio Pereira a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante. Neste dia, das 10h às 16h haverá uma série de ações no sentido de fomentar o empreendedorismo no distrito. Além disso, haverá a instalação de um ponto de internet gratuita no Centro Administrativo de Antônio Pereira.

O evento oferecerá orientações sobre a abertura de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.

A Sala do Empreedendor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), por meio da parceria entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco Mineração.

Ponto de Internet Gratuita

Uma das novidades desta iniciativa é a instalação de um ponto de internet no Centro Administrativo de Antônio Pereira, gratuito e aberto para toda população. Essa ação visa promover o acesso à informação e à tecnologia, fortalecendo o empreendedorismo local.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, ressaltou a importância desta ação, afirmando: “O dia 31 de outubro marca o início de uma ação significativa para o desenvolvimento econômico de nossa cidade. A Sala do Empreendedor Itinerante percorrerá todos os distritos, oferecendo capacitação, orientação para regularização de empresas e instruções sobre como abrir negócios. Ouro Preto está vivendo um momento econômico muito positivo, com um grande número de postos de emprego gerados e a instalação de várias empresas na cidade, bem como a regularização de microempreendedores individuais. Agora, estamos levando essa ação crucial para os distritos, e não poderíamos escolher um lugar mais adequado para começar do que Antônio Pereira.”

O distrito de Antônio Pereira, conhecido por sua história na mineração e sua contribuição econômica para Ouro Preto, tem trabalhado na diversificação de sua economia. Esta iniciativa recebe o apoio não apenas da prefeitura, mas também de diversos parceiros locais, incluindo as próprias mineradoras. Além disso, marca a primeira vez na história de Ouro Preto em que um ponto de internet gratuita é disponibilizado no distrito, deixando um importante legado para a comunidade.

O ponto de internet gratuita é parte de uma estratégia mais ampla da Sala do Empreendedor, que busca promover a diversificação econômica através da inovação e da tecnologia. O Secretário Felipe Guerra destacou o compromisso da cidade com o desenvolvimento econômico, destacando as parcerias com o SEBRAE, a Junta Comercial do estado de Minas Gerais (JUCEMG) e o CONDES. Ele enfatizou a prioridade dada à geração de emprego e renda e à diversificação da matriz econômica de Ouro Preto, indo além dos setores de mineração e turismo.

Confira as próximas agendas da Sala do Empreendedor Itinerante e instalação dos pontos de internet:

Lavras Novas — Dia 08 de novembro, na Casa Paroquial.
Cachoeira do Campo — Dia 22 de novembro, no Centro Administrativo (Rodoviária).
Amarantina — Dia 13 de dezembro, na Casa de Pedra.

Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto

O Programa de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) faz parte da política pública do município, a partir da Lei Municipal n° 1.338 de 5 de abril de 2023 com uma governança em rede, que participam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES-OP), a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP).

O Núcleo PADE da ADOP foi criado a partir da parceria da Agência com a prefeitura, com a missão de se viabilizar e dar agilidade às ações priorizadas e aprovadas pelo CONDES-OP, que conta com Câmaras Temáticas por eixo, sendo: Agropecuária; Aproveitamento de Rejeitos; Empreendedorismo; Turismo; Inovação e Tecnologia. O Núcleo PADE/ADOP é a instância de execução e gestão do Plano de Apoio a Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), possuindo uma equipe técnica própria, exclusiva e dedicada a dar apoio, na articulação, elaboração, captação, execução e gestão de projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *