PADE: Amarantina recebe diversos serviços para geração de emprego e fortalecimento do empreendedorismo

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levou para o distrito de Amarantina a Sala Itinerante do Empreendedor no último dia 13 de dezembro, uma das ações do PADE – Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto. Um dos destaques do evento foi a instalação de um ponto de internet gratuito na Casa de Pedra, visando facilitar o acesso à informação e recursos online para os moradores e potenciais empreendedores da região. “Por onde a Sala do Empreendedor passa, ela está deixando o legado de um ponto de internet popular e gratuito, extremamente necessário e cumprindo o plano de governo do prefeito Angelo e da Regina, de uma política pública de desenvolvimento e diversificação econômica do nosso município”, disse Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Amarantina foi o quarto distrito a receber a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante, somando com Antônio Pereira, Lavras Novas, Cachoeira do Campo. Os demais oito distritos serão beneficiados em 2024. “A sala do empreendedor traz aos distritos serviços para o micro e pequeno empreendedor, possibilitando a sua formalização, a sua capacitação. Traz serviços mais desburocratizado e dando acesso aos moradores da localidade. Levamos os nossos serviços a toda população, recebendo todos aqueles que nos procuram e dando todo acesso pro micro e pequeno empreendedor poder se formalizar e poder obter os serviços básicos para o desenvolvimento da sua atividade”, completou o gestor da Sala do Empreendedor de Ouro Preto, Kennyel Franco.

A Sala do Empreendedor Itinerante oferece orientações sobre a abertura de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.  “Um programa muito importante, a nossa Sala do Empreendedor, que ganhou no dia 12 de dezembro a medalha de prata entre os 572 pontos da Sala Mineira em Minas Gerais. Isso mostra a competência e excelência do trabalho que vem sendo realizado em Ouro Preto e nos distritos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra.

Durante o evento, a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto promoveu uma oficina gratuita de Informática Básica no distrito de Amarantina, em Ouro Preto. A iniciativa busca capacitar no uso básico da internet, reconhecendo a importância de proporcionar acesso e conhecimento digital a essa parcela da população. A Oficina de Informática Básica visa abrir portas para a inclusão digital, possibilitando que os participantes desfrutem dos benefícios que a tecnologia oferece, como comunicação, entretenimento e acesso a informações relevantes. 

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE) e é realizada em parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES), Jucemg, Sebrae, Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Ouro Preto, com o apoio da Samarco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *