Santa Rita de Ouro Preto será primeiro distrito a receber Sala do Empreendedor Itinerante em 2024

No dia 17 de janeiro, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP) levarão até o distrito de Santa Rita de Ouro Preto a Sala do Empreendedor Itinerante. Para o atendimento,  que funcionará das 10h às 16h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, os empresários não precisam fazer agendamento prévio. 

O evento oferecerá orientações sobre a abertura de empresas, regularização de empresas, auxílio na criação de Microempreendedor Individual (MEI), informações sobre licenciamento de MEI, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS MEI), além de dicas e orientações sobre como preencher currículos e o cadastro para cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pelo SEBRAE.

Santa Rita de Ouro Preto é o quinto distrito a receber a Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante, somando com Antônio Pereira, Lavras Novas, Cachoeira do Campo e Amarantina. “A sala do empreendedor traz aos distritos serviços para o micro e pequeno empreendedor, possibilitando a sua formalização, a sua capacitação. Levamos os nossos serviços a toda população, recebendo todos aqueles que nos procuram para  se formalizar e poder obter os serviços básicos para o desenvolvimento da sua atividade”, explicou o gestor da Sala do Empreendedor de Ouro Preto, Kennyel Franco.

A Sala do Empreendedor de Ouro Preto Itinerante é uma iniciativa do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (PADE), com governança entre Agência de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Samarco e parceria da Jucemg, Sebrae e Governo de Minas Gerais.

Ponto de Internet Gratuita

Uma das novidades que acompanham essa iniciativa é a instalação de um ponto de internet gratuita na Casa Paroquial do distrito, visando facilitar o acesso à informação e recursos online para os moradores e potenciais empreendedores da região. “Por onde a Sala do Empreendedor passa, ela está deixando o legado de um ponto de internet popular e gratuito, extremamente necessário e cumprindo o plano de governo do prefeito Angelo e da Regina, de uma política pública de diversificação econômica do nosso município”, disse Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia.

Sala do Empreendedor de Ouro Preto

A Sala Mineira do Empreendedor trabalha para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, oferecendo apoio para empreendimentos de todos os portes. Com atendimento personalizado, é possível formalizar o empreendimento, obter orientações, informações e conhecimento necessário para o desenvolvimento profissional do empreendedor. Na sede de Ouro Preto, o espaço fixo da Sala do Empreendedor está localizado na Rua do Pilar, no 93a.

Santa Rita de Ouro Preto

O antigo povoado de Santa Rita de Cássia foi elevado a distrito pelo Decreto-Lei N° 148, de 17 de dezembro de 1938, quando passou a ser denominado, oficialmente, com o nome de Santa Rita de Ouro Preto. A pedra-sabão foi abundantemente extraída no século XVIII para manuseio nos canteiros de obras de toda região, porém seu uso desde meados do século XIX foi esporádico. A partir da década de 1970 a extração de pedra-sabão toma novo fôlego, impulsionada pelo artesanato e turismo. Hoje o distrito de Santa Rita é o maior produtor de pedra-sabão do município.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *